5 Maneiras P/ Fazer o seu Bebê Dormir sem Estresse (A #4 É A MELHOR!)

Bebê-dormindo-seguranso-a-mão-da-mãe-300x199 5 Maneiras P/ Fazer o seu Bebê Dormir sem Estresse (A #4 É A MELHOR!)

Deixa eu adivinhar: você não anda dormindo muito bem desde que o seu bebê nasceu, não é verdade?

Inúmeras horas ninando, várias noites em claro e mais um dia inteiro atenta com os horários de amamentação.

Sim, eu compreendo, toda essa rotina pode ser um pouco exaustiva para você.

Ainda mais quando você precisa de um tempo para cochilo e não consegue fazer o seu bebê recém nascido dormir, concorda comigo?

Com isso, a dúvida seguida de um cansaço extremo vem à tona:

“Como fazer meu bebê recém nascido dormir sem estresse?”

 Daí corremos para o Google e começamos a testar tudo que encontramos como, por exemplo:

  • Verificar se a roupinha não está machucando, ou se a fralda está cheia ou se de repente o problema está no quarto, podendo estar muito frio ou quente; muito claro, muito escuro;
  • Colocar o bebê para dormir assim que bocejar, pois isso significa que ele está com sono;
  • Tentar acalmar o bebê com um banho morno antes de dormir;
  • Quando finalmente ele dormir, não fazer barulho algum para não correr o risco de acordar.

Essas, com toda certeza, são dicas boas, mas são dicas que servem apenas como um complemento para uma maneira mais consistente de fazer o seu bebê recém nascido dormir.

Devem ser testadas?

Sim, devem.

Mas, é interessante que você as utilize como um complemento para as maneiras que você verá no decorrer do artigo, para evitar qualquer tipo de frustração, até porque, já basta ficar sem dormir por dias.

Os bebês recém-nascidos acordam várias vezes de noite para mamar ou até mesmo por conta das rotineiras cólicas, que são normais até os quatro meses de vida.

Fazer os pequeninos dormirem mesmo com tanta inquietação é uma tarefa difícil, mas que pode ser facilitada se você souber qual é a chave do sono infantil.

Desenvolvendo um plano e implementando com algumas dicas, tais como as que exemplifiquei, o seu bebê não somente irá tirar cochilos de 1h30 à 2h durante o dia, como também conseguirá dormir a noite inteira.

Acha impossível?

Então, se você estiver interessada em aprender cinco maneiras incríveis para ajudar no sono do seu bebê recém nascido, você, com toda certeza, está no lugar correto!

Além de te ajudar, acredite, ajudará o seu bebê também.

 Quando o seu bebê dorme melhor, ele consequentemente tende a ser um bebê mais paciente, mas tolerante e feliz.

Até porque, nunca é tarde para promover bons hábitos para o seu bebê, e é sempre bom se permitir ter uma noite de qualidade.

1- UTILIZE UM SWADDLE ou CUEIRO MODERNO E PROLONGUE O SONO DO SEU BEBÊ

Bebê-dormindo-seguranso-a-mão-da-mãe-300x199 5 Maneiras P/ Fazer o seu Bebê Dormir sem Estresse (A #4 É A MELHOR!)

É um nome diferente, eu sei, e demorei um pouco para entender do que se tratava e o motivo de ser tão benéfico para o bebê…

Swaddle ou Cueiro Moderno é um cobertor, onde o objetivo é fazer um embrulho envolvendo a criança.

Você pode pegar uma manta ou lençol e fazer, mas existem várias opções comercializadas para poupar o trabalho.

Ok, mas porque é tão importante para o sono do bebê?

Desde o nascimento até os cinco meses, os bebês possuem um reflexo de surpresa, em que sentem a sensação de estar caindo, por isso eles por vezes fazem movimentos bruscos durante o sono.

E a consequência? Isso mesmo, eles acordam.

Mas, quando você utiliza o swaddle ou cueiro bem justo, você acaba impedindo que o seu bebê se surpreenda, ajudando o bebê a ter uma noite tranquila e sem interrupções.

2- VOCÊ CONHECE A TÉCNICA DO “SONO ALIMENTAR OU MAMADA DOS SONHOS”?

Bebê-dormindo-seguranso-a-mão-da-mãe-300x199 5 Maneiras P/ Fazer o seu Bebê Dormir sem Estresse (A #4 É A MELHOR!)

Essa é uma técnica americana que tem causado uma série de borburinho, dividindo as mães.

Muitas fazem e acreditam ser a melhor técnica que foi inventada, outras não tentam e dizem que isso é quase forçar uma alimentação.

Mas, como esse artigo foi pensado para te ajudar e te mostrar as maneiras que existem, não custa que você aprenda e decida se deve ou não utilizar no seu bebê.

O sono alimentar ou mamada dos sonhos é simples, você alimenta o seu bebê enquanto ele ainda dorme.

Um exemplo?

Se o seu bebê vai dormir às 7h da noite, você alimenta ele enquanto está dormindo por volta das 22h da noite, horário antes de você ir para a cama.

Com isso, o seu bebê só será alimentado às 4 ou 6h da manhã, possibilitando para você e o seu bebê mais de 7 horas de sono sem interrupções.

Agora, se o seu bebê acordar durante o sono alimentar, basta que você acalme e faça ele dormir como da primeira vez que ele caiu no sono.

3- FAÇA O BEBÊ DORMIR COM O RUÍDO BRANCO

 Bebê-dormindo-seguranso-a-mão-da-mãe-300x199 5 Maneiras P/ Fazer o seu Bebê Dormir sem Estresse (A #4 É A MELHOR!)Ninguém quer perder uma festa, por isso, se seu bebê está ouvindo toda a diversão acontecendo na casa pode ser difícil que ele durma ou continue dormindo.

O ruído branco é quando você quebra o silêncio do quarto ou ameniza as vozes da casa cheia no quarto do bebê.

 

Bem, e como se faz isso?

Não sei se você sabe, mas existem alguns aparelhinhos ou aplicativos de celular que emitem sons de chuva, chuveiro, secador, batimento cardíaco e úteroe vários outros para ajudar no sono, eles reproduzem os sons de dentro da barriga da mãe quando ela estava grávida, para o bebê traz conforto e segurança, além de ajuda-lo a focar num barulho específico e esquecer os outros barulhos da casa, para o bebê, não é necessário que você tenha esse aparelho ou aplicativos

Você pode simplesmente ligar o ventilador ou secador de cabelo virado para a parede, somente para ter um som igual e constante no quarto. Assim, o seu trabalho será apenas de ninar o bebê e colocá-lo no berço.

4- TALVEZ O SEU BEBÊ SÓ PRECISE DE UMA PRÉ-SONECA

Bebê-dormindo-seguranso-a-mão-da-mãe-300x199 5 Maneiras P/ Fazer o seu Bebê Dormir sem Estresse (A #4 É A MELHOR!)

Sabia que criar rotinas consistentes para o seu bebê vai ajudar a trazer ordem para esse mundo caótico que é o início da maternidade?

Escolha uma rotina de pré-soneca que funcione para você. Uma rotina pré-soneca pode incluir levar o bebê para seu quarto, fechar as cortinas, embrulhar o bebê, ligar o ruído branco e ninar até que pegue no sono.

Seguindo essa rotina, o seu bebê irá identificar que sempre quando houver essa rotina, é hora de dormir.

5- CONCLUSÃO: ENTENDA O SEU BEBÊ, ENTENDA COMO ELE DORME

Bebê-dormindo-seguranso-a-mão-da-mãe-300x199 5 Maneiras P/ Fazer o seu Bebê Dormir sem Estresse (A #4 É A MELHOR!)

Quanto mais seu bebê dorme, mais ele vai dormir.

Manter um bebê acordado na esperança de fazer com que ele canse, vai realmente, resultar em excesso de estimulação, e você vai experimentar a dificuldade que é fazer ele dormir com muito estímulo.

 

É muito provável que o seu bebê estando muito cansado, durma em períodos mais curtos, mas não tanto quanto esperava enquanto estava estimulando ele.

Então, passe a entender quais são os ciclos do seu bebê, o que você pode fazer para ajudar no soninho e quais dicas valem a pena implementar.

Toda ajuda é bem-vinda, então utilize esse artigo como um manual sempre que precisar de um auxílio extra, combinado?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]